sábado, 31 de dezembro de 2011

GESTA II: Gestão de Aprendizagem Escolar

O curso de Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTAR II - trouxe aos professores de Língua Portuguesa propostas teorico-metodológicas ricas. Durante o curso a troca de experiências com os demais participantes do curso promoveu o acesso a diferentes trabalhos didático-metodológicos  registrados nos encontros. Assim, a oportunidade de articulação de trabalho para o aperfeiçoamento dos trabalhos em sala de aula foi abaraçda com fim a aplicação em a sala de aula.

Introdução
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, programa de formação continuada, tornou-se uma ferramenta indispensável à qualificação do profissional da educação, o qual deve compreender a necessidade constante de buscar atualizar-se no conhecimento e saberes para melhor desempenhar seu papel de mediador do conhecimento. Contribuindo, dessa forma, para a qualidade do ensino e aprendizagem.
O curso em questão traz em seu bojo uma proposta de ensino aprendizagem diferenciada. Oferece conhecimentos teóricos relacionando-o com a prática cotidiana do docente, oportunizando um momento reflexivo teórico-metodologico – pragmático em que os problemas do contexto escolar sejam discutidos. Assim constituir proposta pedagógica que possa atuar na solução do problema apresentado a partir da troça de experiência nos encontros do curso. vem como instrumento facilitador à ação pedagógica.
 Este portfólio do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, registra as seguintes atividades: biografia do cursista, os relatório das atividades dos avançando na prática, registros das atividades, Autoavaliação do cursista, e as considerações finais.
A expectativa é que essa sistematização de conhecimento esteja em conformidade com os requisitos avaliativos e possa alcançar os objetivos do programa de formação continuada de professores dos anos/séries finais do ensino fundamental.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP1

Nos dia 04 e 07 de abril de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 6º ano, turma C, turno matutino, a atividade do avançando na prática, Teoria e Prática 1 - TP1, seção 1: As inter-relações entre Língua e Cultura, unidade I, atividade 1, inscrita nas páginas 16 – 17.
A atividade, acima destacada, tomou como objeto de ensino o texto “Retrato de velho”, de Carlos Drummond de Andrade, com regência do professor. A priori, optou-se pela sugestão da atividade do caderno de Teoria e Prática – TP1. Uma vez isto feito, pediu-se aos alunos que se dividissem em grupos, cada um com três integrantes, e pedir a uma pessoa idosa (faixa etária de 60 anos) alfabetizada que escrevesse um texto sobre a cidade em que mora de há 30 anos. Após este trabalho de campo realizado pelos alunos, estes o levaram à sala de aula.
Já em a sala de aula o professor orientou os alunos que fizesse um círculo a fim de que fosse socializado o trabalho de pesquisa dos alunos. Após a leitura do texto por um membro de cada grupo, o docente solicitou aos alunos (grupo), como etapa final da atividade, que reescrevesse este mesmo texto, agora com a linguagem do jovem.
A dificuldade dos alunos foi quanto à linguagem das pessoas pesquisadas. Tanto que muitos alunos recorreram ao professor para que juntos descobrissem o sentido da (s) palavra (s), que emperrava (m) o processo de reescrito do texto.
A atividade mostrou aos alunos a diversidade de textos a partir da cultura de cada pessoa. A forma pela qual o emissor estrutura o texto. Busca de estratégias lingüística, semântica, gramatical, discursiva de construir texto a fim de torná-lo real e transmitir o conteúdo claro ao destinatário. 
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP1
No dia 16 de abril de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma A, turno matutino, a atividade do avançando na prática, Teoria e Prática 1 - TP1, inscrita na página 65, seção 1: A norma culta.
Como etapa inicial da atividade em destaque, partiu-se da orientação dada pelo caderno de Teoria e Prática 01 que toma como objeto de ensino o texto “Menino Maluquinho”, de Ziraldo. O assunto que aborda é a separação conjugal. Diante disso, em razão da alta concentração de alunos no referido ano/série filhos de pais separados, foi trabalhado a atividade.
O professor leu para os alunos o texto. Depois começou uma conversa informal com os alunos a partir das perguntas: Quem era filho de pai separado? Qual a sensação de ver seus pais não mais morando sob o mesmo teto? Responderam alunos de pais divorciados e não divorciado.
A partir de então, o professor dividiu a turma em cinco grupos com 6 integrantes para irem à bairros (5) da cidade e fazerem levantamento da situação conjugal da famílias (foram omitidos os nomes das pessoas). Foi marcado o dia 19 do mesmo mês para trazerem à sala de aula a pesquisa. Chegando nessa, os dados foram apresentados ao professor. Este, juntamente com cada grupo, procurou organizar os números da pesquisa. A seguir, o professor pediu a cada grupo que apresentasse como atividade final do trabalho propostas às novas famílias em formação para que o casamento tivesse vida longa.
O resultado do trabalho foi satisfatório. Os alunos empreenderam esforços a fim de realizá-la. Forjou-se ideia do padrão de família circunvizinhas a escola. Poucas famílias têm todos os componentes (mãe, pai e filhos).


Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP2

No dia 19 de maio de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do avançando na prática, Teoria e Prática 2 – TP2, inscrita na página 30, seção 3: A gramática normativa e o ensino prescritivo.
A atividade didático-pedagógica sugerida pelo caderno de Teoria e Prática – TP 2, aborda a partir de um fragmento de uma entrevista de Ivan Ângelo “O PROFESSOR INESQUECÍVEL”. Foi lido o texto para os alunos. Explicado o sentido desse, a ideia principal. Como passo seguinte, solicitou-se aos alunos que redigissem depoimento sobre qual professor marcou sua vida estudantil. Depois de expirado o tempo de feitura do trabalho, os alunos fizeram círculo em sala de aula para lerem suas produções um para o outro. Exporam características físicas, emocionais, intelectuais dos professores.
A partir de então, a aula continuou com o gênero textual DEPOIMENTO. Mostrou-se aos alunos o formato de um depoimento, a função e uso. Feito isso, uma nova etapa da atividade desenvolveu-se. Os alunos tinham que oralmente dizer à classe qual o aluno ideal, e se ele se encaixava no conceito. Se negativa a resposta, então lhe era perguntado o que faltava para ser aluno ideal.
Assim, o aluno fazia autoavaliação de seu papel enquanto tal. Buscava dar-se conta da sua responsabilidade de cidadão que almeja uma sociedade justa, equânime, humana.

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP2
Nos dias 03, 06 e 09 de junho de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do avançando na prática, Teoria e Prática 2 – TP2, inscrita na página 95, seção 2: A arte: classificação e características.
A atividade descrita acima se desenvolveu a partir da seleção do livro VERDES ANDANÇAS, de Elizel Nascimento. Uma obra em que o autor juntamente com seu pai a bordo de uma canoa começa a viajar pelas águas maracanaense ouvindo histórias da cobra grande (boiúna), matainta perera, um pouco do folclore do Pará.  
No primeiro dia do trabalho, os alunos foram orientados: objetivo do trabalho, que fariam. Foi fotocopiado o livro. Distribuído aos alunos. Estes tinham que lê-lo, pois no dia da disciplina de Língua Portuguesa seria selecionado um aluno para fazer a leitura de uma parte (capítulo) do livro. No último dia da leitura da parte final do livro, fez-se abordagem geral do livro. Começou-se a falar do causo que o livro traz. 
Em seguida pediu-se aos alunos, como tarefa de casa, que escrevessem um causo de Maracanã contado por pessoas idosas (faixa etária 70 a 80 anos). Tarefa feita foi socializada para os alunos de classe. O resultado dessa pesquisa gerou vários causos cujas origens variaram. Assim, os alunos puderam ter contato com um folclore perdido na imensa experiência de idosos que se não registradas, se esvaem no tempo.  
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP3
Nos dias 06 e 09 de junho de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 3 – TP3, inscrita na página 25, Unidade 9: Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado, seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros.
A atividade começou perguntando aos alunos se tinham ídolos. Todos responderam positivamente. Sabem a história deles? Novamente a resposta foi sim. Da turma foram escolhidos dois alunos para comentarem de seus ídolos. A partir daí começou-se a falar de biografia, conceituando-a.
Propôs-se que os alunos lessem o texto 1 de Carlos Drummond de Andrade, inscrito na página 19. Em seguida se foi mostrando as características do gênero textual biografia comparando-a a que relatada dos ídolos dos alunos no início da atividade.
Como etapa final da atividade, pediu-se aos alunos que contassem, por escrito, sua biografia e a lesse aos colegas de turma. Assim, o objetivo da atividade despertou interesse do aluno para biografar-se, haja vista terem contato intuitivamente com este gênero só quando liam notícias de seus ídolos.  
O trabalho contou com a participação maciça dos alunos. Foi satisfatória, pois a transposição didática atendeu a expectativa dos alunos. Tanto assim que houve convite dos alunos ao professor de trabalhar neste formato.        

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP3
Nos dias 08 e 11 de junho de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 4ª Etapa, turma B, turno noturno, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 3 – TP3, inscrita nas páginas 172, Unidade 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais, seção 3: A intertextualidade entre gêneros textuais.
Nesta atividade, o caderno de Teoria e Prática 3 sugere que seja trabalhado com transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros). Para isso, sugeriu atividade grupal levando em conta os temas: Receita para um mundo melhor; A namorada dos meus sonhos; A escola ideal; Um verdadeiro amigo.
A partir dessa orientação pediu-se aos alunos que teatralizassem os seguintes temas: prostituição, drogas, gravidez na adolescência, pedofilia. Para isto, a turma foi divida em grupos de 5 integrantes. Orientou-se cada grupo para a composição do trabalho. Os dias, acima referidos, foram de trabalho instrumental para o que futuramente os alunos apresentariam.
A culminância do trabalho ocorreu no dia 28 do mesmo mês, quando os alunos apresentaram os trabalhos. Após exposição foi feito as considerações pelo docente. Já em círculo os alunos apontaram possíveis medidas saneadoras dos problemas por que passaram/testemunharam. Reconheceram que podem realizar ações com fim a amenizar os problemas sociais do Brasil. Assim, estão garantindo cidadania a si e se formando com cidadãos atuantes em a sociedade.    

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP4
Nos dias 08 e 11 de agosto de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 6º ano, turma C, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 4 – TP3, inscrita na página 41, Unidade 13: Leitura, escrita e cultura, seção 2: Letramento e diversidade cultural.
A atividade desenvolvida em sala de aula tomou como objeto de ensino algumas festas cívicas e religiosas em Maracanã. Foi feito levantamento em sala de aula mesmo com os alunos. Três foram as escolhidas. Começou a pesquisar sobre as festas. Os alunos em grupos coletaram materiais – fotos, entrevistas, propaganda – acerca dos eventos em questão. Trouxeram-no para a sala de aula no dia marcado, 11 do mesmo mês.
Cada grupo apresentou o resultado da pesquisa do trabalho (festa) que lhe coube como tarefa. Após apresentação do grupo, era reservado um momento à platéia (os demais alunos que assistiam a apresentação) com perguntas sobre a festa da qual haviam assistido a exposição.
Findo as apresentações, o professor pediu aos grupos que construíssem um texto informativo para a IV Feira Interdisciplinar da escola Francisco Nunes, cujo tema foi “O HOMEM NO SÉCULO XXI: construindo conhecimento”. Os alunos saíram às escolas circunvizinhas divulgando a feira interdisciplinar da escola.
Todos os alunos se envolveram na realização da atividade. Atenderam a expectativa do professor. Sentiram-se alegres em estudar, pois a atividade fugiu ao marasmo do dia-a-dia de sala de aula, segundo afirmou o aluno Luis Guilherme.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP4

Nos dias 25 e 26 de agosto de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 6º ano, turma C, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 4 – TP4, inscrita nas páginas 182 - 183, Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres, seção 1: Letramento e diversidade cultural.
A atividade desenvolvida com os alunos tomou como objeto de ensino o aniversário da cidade de Maracanã em 28 de maio de 2012. Pediu-se aos alunos que trouxessem uma imagem do significava para eles a cidade. Conversou-se, a partir da leitura do livro Maracanã meu encanto (livro em que conta a história da cidade), de Elizel Nascimento, a história da cidade. Falou-se da cultura, turismo, fundação, economia.  
Os alunos tomaram conhecimento da história da sua cidade. Fizeram perguntas para o professor: Quando a cidade foi fundada? Quem a fundou? Por que Maracanã? Quem foi Padre Antônio Vieira? O professor mostrou fotos antigas da cidade e atuais, momento espaço-temporal. Fez comparações do momento histórico com o atual da cidade. Despertou curiosidade dos alunos.
A partir disso pediu-se aos alunos que redigissem um texto em homenagem a Maracanã, para ser apresentado no próximo aniversário da cidade. Esta etapa do trabalho ficou para o dia 26 do mesmo mês. Após coletar os trabalhos, o professor entregou-os à diretora da escola a fim de sejam guardados para apresentar no ano de 2012, como homenagem dos alunos da série em referência.
Os alunos participaram ativamente na atividade. Fizeram considerações acerca da atividade proposta pelo professor. Buscou-se professor e aluno desenvolver metodologias que prenda o aluno às atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.     

  
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
 Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP4
Nos dias 15 e 16 de setembro de 2011, realizou-se na escola “Ezequiel Lisboa”, no 6º ano, turma A, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 4 – TP4, inscrita nas páginas 50 - 51, Unidade 17: Estilística, seção 3: A Estilística da frase e da enunciação.
O professor tomou como orientação didático-metodológica a atividade sugerida pelo caderno de Teoria e Prática – TP4. O texto usado para trabalhar foi um trecho do Livro Novelas Paulistanas, de Antônio de Alcântara Machado.  Os alunos responderam às seguintes questões: O que faz o personagem? Que impressão você teve sobre ele?; Em que frases o narrador utiliza o discurso direto?; E o discurso indireto livre? Todas essas perguntas foram respondidas sob orientação do professor para a turma.
Em seguida, pediu-se aos alunos que, tomando como direcionamento os seguintes tópicos: Que personagens participarão da narrativa?; Que fato se tornará um obstáculo para os personagens?; Como ultrapassarão tal obstáculos?; Como terminará a história?, construíssem um texto narrativo cujo título dado pelo professor “O ALUNO VENCEDOR”.  
Esta atividade ficou para ser entregue no dia 16 do mesmo mês. Neste dia, os alunos fizeram um círculo em sala de aula e o professor selecionou alguns para narrarem a história. Pediu-se, a seguir, que os alunos trocassem de textos com o colega. Este, por sua vez, teria que reescrever o texto recebido.
No final, o professor arrecadou os textos e fez as considerações finais. Elogiou os alunos. Agradeceu-os pelo empenho na realização da atividade.  

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
   Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP5
Nos dias 20 e 21 de outubro 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 6º ano, turma A, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 5 – TP5, inscrita nas páginas 212, 213 e 214, Unidade 20: Estilística, seção 2: A negação.
A atividade sugerida pelo caderno de Teoria e Prática foi desenvolvida a partir de um projeto de leitura, tendo como objeto de ensino o texto “O corvo e a raposa”, de La Fontaine, com objetivo de trabalha a negação da afirmação.
Foi fotocopiado o texto. O professor pediu aos alunos que pesquisassem acerca do corvo e da raposa. O que é o corvo/raposa? Qual o habitat? Suas características? Após pesquisa feita nas dependências da escola, os alunos retornaram à sala de aula. Expuseram suas pesquisas ao professor. Este, por seu turno, procedeu à segunda etapa do trabalho. A leitura propriamente do texto. Explorou-o em gramática, semântica.
Como etapa final da atividade, o professor solicitou aos alunos que, primeiro, construíssem um texto relatando um fato na vida real que fosse parecido ao que aconteceu no texto “O corvo e a Raposa”; segundo, redigisse, agora, esse mesmo texto em que predominasse somente a negação.
Os dois textos foram lidos por dois alunos selecionados por número de chamada pelo professor. Após a exposição, o docente fez as considerações finais. Agradeceu pelo empenho dos estudantes na atividade.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP6
Nos dias 20 e 25 de novembro de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma A, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 6 – TP6, inscrita na página 23, Unidade 21: Argumentação e linguagem, seção 1: A construção da argumentação.
A atividade trabalhada em sala de aula sugerida pelo caderno de Teoria e Prática – TP 6, cuja descrição consta acima. O professor procurou em conversa informal com os alunos saber qual assunto é o mais discutido entre os alunos. Estes falavam bastante em divisão do Estado do Pará. Várias vezes o professor foi solicitado a explicar como funcionava a consulta plebiscitária.
Assim, o professor pediu a um professor de Geografia que palestrasse sobre a divisão do Pará. Após a palestra, o professor de Língua Portuguesa começou a explorar o texto oral-expositivo do colega. A aula dialogada partiu da tese que o professor de Geografia defendia acerca da divisão. Os alunos buscaram no discurso do professor palestrante encontrar tal tese. Depois o professor de Língua Portuguesa perguntou aos alunos que parte do discurso do professor palestrante confirmava a tese que este defendia.
O professor de Língua portuguesa foi mostrando, ao longo da aula, a forma pela se estruturou o texto oral do professor. Em seguida, o professor de Língua Portuguesa pediu aos alunos que redigisse um texto manifestando suas opiniões acerca da divisão do Estado do Pará.
A atividade contou com a maioria dos alunos. O professor fez as considerações finais. Agradeceu aos alunos presentes pela participação na atividade.       

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando

Relatório de atividade do avançando na prática referente ao TP6
Nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2011, realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 6 – TP6, inscrita na página 23, Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita, seção 3: A escrita.
A atividade realizada do caderno de Teoria e Prática 6 – TP6 - tratou da escrita. Para escrever é preciso planejar. Assim, o professor pediu aos alunos que pesquisassem alguns grupos folclores do Brasil: carnaval, calo da madrugada, os pretinhos de Curuçá, escolas de Sambas. A turma foi dividida em 5 grupos de 6 membros.
No dia 01 de dezembro, os alunos entregaram a pesquisa ao professor.   Este, por sua vez, analisou-o e começou a orientar os alunos na produção do texto referente ao que pesquisaram. O professor colocou-os que quando se escreve é preciso planejar a escrita. Pensar no objetivo da redação, a quem será dirigida, de que forma o texto pode ser estruturado no papel. A partir de então, a atividade da etapa final ficou como dever para casa. No dia seguinte os alunos apresentaram os textos escritos.
O professor agradeceu-os pelo esforço em realizar a atividade. Os alunos sentiram-se com o dever cumprido em atender a expectativa do professor, exposta antes de começar a atividade, mas deixaram uma ressalva: que as aulas de Língua Portuguesa trouxessem esse dinamismo. Isto favoreceria o professor e o aluno, afirmou Otávio. 

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