O curso de Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTAR II - trouxe aos professores de Língua Portuguesa propostas teorico-metodológicas ricas. Durante o curso a troca de experiências com os demais participantes do curso promoveu o acesso a diferentes trabalhos didático-metodológicos registrados nos encontros. Assim, a oportunidade de articulação de trabalho para o aperfeiçoamento dos trabalhos em sala de aula foi abaraçda com fim a aplicação em a sala de aula.
Introdução
Programa
Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, programa de formação continuada,
tornou-se uma ferramenta indispensável à qualificação do profissional da
educação, o qual deve compreender a necessidade constante de buscar
atualizar-se no conhecimento e saberes para melhor desempenhar seu papel de
mediador do conhecimento. Contribuindo, dessa forma, para
a qualidade do ensino e aprendizagem.
O curso
em questão traz em seu bojo uma proposta de ensino aprendizagem diferenciada.
Oferece conhecimentos teóricos relacionando-o com a prática cotidiana do
docente, oportunizando um momento reflexivo teórico-metodologico – pragmático
em que os problemas do contexto escolar sejam discutidos. Assim constituir
proposta pedagógica que possa atuar na solução do problema apresentado a partir
da troça de experiência nos encontros do curso. vem como instrumento facilitador
à ação pedagógica.
Este portfólio do Programa Gestão da
Aprendizagem Escolar – GESTAR II, registra as seguintes atividades: biografia
do cursista, os relatório das atividades dos avançando na prática, registros
das atividades, Autoavaliação do cursista, e as considerações finais.
A
expectativa é que essa sistematização de conhecimento esteja em conformidade
com os requisitos avaliativos e possa alcançar os objetivos do programa de
formação continuada de professores dos anos/séries finais do ensino
fundamental.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório
de atividade do avançando na prática referente ao TP1
Nos dia 04 e 07 de abril de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 6º ano, turma C, turno matutino, a atividade do avançando
na prática, Teoria e Prática 1 - TP1, seção 1: As inter-relações entre Língua e
Cultura, unidade I, atividade 1, inscrita nas páginas 16 – 17.
A atividade, acima destacada, tomou como objeto de ensino
o texto “Retrato de velho”, de Carlos Drummond de Andrade, com regência do
professor. A priori, optou-se pela sugestão da atividade do caderno de Teoria e
Prática – TP1. Uma vez isto feito, pediu-se aos alunos que se dividissem em
grupos, cada um com três integrantes, e pedir a uma pessoa idosa (faixa etária
de 60 anos) alfabetizada que escrevesse um texto sobre a cidade em que mora de
há 30 anos. Após este trabalho de campo realizado pelos alunos, estes o levaram
à sala de aula.
Já em a sala de aula o professor orientou os alunos que
fizesse um círculo a fim de que fosse socializado o trabalho de pesquisa dos
alunos. Após a leitura do texto por um membro de cada grupo, o docente
solicitou aos alunos (grupo), como etapa final da atividade, que reescrevesse
este mesmo texto, agora com a linguagem do jovem.
A dificuldade dos alunos foi quanto à linguagem das
pessoas pesquisadas. Tanto que muitos alunos recorreram ao professor para que
juntos descobrissem o sentido da (s) palavra (s), que emperrava (m) o processo
de reescrito do texto.
A atividade mostrou aos alunos a diversidade de textos a
partir da cultura de cada pessoa. A forma pela qual o emissor estrutura o
texto. Busca de estratégias lingüística, semântica, gramatical, discursiva de
construir texto a fim de torná-lo real e transmitir o conteúdo claro ao
destinatário.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP1
No dia 16 de abril de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 9º ano, turma A, turno matutino, a atividade do avançando
na prática, Teoria e Prática 1 - TP1, inscrita na página 65, seção 1: A norma
culta.
Como etapa inicial da atividade em destaque, partiu-se da
orientação dada pelo caderno de Teoria e Prática 01 que toma como objeto de
ensino o texto “Menino Maluquinho”, de Ziraldo. O assunto que aborda é a
separação conjugal. Diante disso, em razão da alta concentração de alunos no
referido ano/série filhos de pais separados, foi trabalhado a atividade.
O professor leu para os alunos o texto. Depois começou
uma conversa informal com os alunos a partir das perguntas: Quem era filho de
pai separado? Qual a sensação de ver seus pais não mais morando sob o mesmo
teto? Responderam alunos de pais divorciados e não divorciado.
A partir de então, o professor dividiu a turma em cinco
grupos com 6 integrantes para irem à bairros (5) da cidade e fazerem
levantamento da situação conjugal da famílias (foram omitidos os nomes das
pessoas). Foi marcado o dia 19 do mesmo mês para trazerem à sala de aula a
pesquisa. Chegando nessa, os dados foram apresentados ao professor. Este,
juntamente com cada grupo, procurou organizar os números da pesquisa. A seguir,
o professor pediu a cada grupo que apresentasse como atividade final do
trabalho propostas às novas famílias em formação para que o casamento tivesse
vida longa.
O resultado do trabalho foi satisfatório. Os alunos
empreenderam esforços a fim de realizá-la. Forjou-se ideia do padrão de família
circunvizinhas a escola. Poucas famílias têm todos os componentes (mãe, pai e
filhos).
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar -
Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na prática
referente ao TP2
No dia 19 de maio de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do avançando
na prática, Teoria e Prática 2 – TP2, inscrita na página 30, seção 3: A
gramática normativa e o ensino prescritivo.
A atividade didático-pedagógica sugerida pelo caderno de
Teoria e Prática – TP 2, aborda a partir de um fragmento de uma entrevista de
Ivan Ângelo “O PROFESSOR INESQUECÍVEL”. Foi lido o texto para os alunos.
Explicado o sentido desse, a ideia principal. Como passo seguinte, solicitou-se
aos alunos que redigissem depoimento sobre qual professor marcou sua vida
estudantil. Depois de expirado o tempo de feitura do trabalho, os alunos
fizeram círculo em sala de aula para lerem suas produções um para o outro. Exporam
características físicas, emocionais, intelectuais dos professores.
A partir de então, a aula continuou com o gênero textual
DEPOIMENTO. Mostrou-se aos alunos o formato de um depoimento, a função e uso.
Feito isso, uma nova etapa da atividade desenvolveu-se. Os alunos tinham que
oralmente dizer à classe qual o aluno ideal, e se ele se encaixava no conceito.
Se negativa a resposta, então lhe era perguntado o que faltava para ser aluno
ideal.
Assim, o aluno fazia autoavaliação de seu papel enquanto
tal. Buscava dar-se conta da sua responsabilidade de cidadão que almeja uma
sociedade justa, equânime, humana.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar -
Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP2
Nos dias 03, 06 e 09 de junho de 2011, realizou-se na
escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do
avançando na prática, Teoria e Prática 2 – TP2, inscrita na página 95, seção 2:
A arte: classificação e características.
A atividade descrita acima se desenvolveu a partir da
seleção do livro VERDES ANDANÇAS, de
Elizel Nascimento. Uma obra em que o autor juntamente com seu pai a bordo de
uma canoa começa a viajar pelas águas maracanaense ouvindo histórias da cobra
grande (boiúna), matainta perera, um pouco do folclore do Pará.
No primeiro dia do trabalho, os alunos foram orientados:
objetivo do trabalho, que fariam. Foi fotocopiado o livro. Distribuído aos
alunos. Estes tinham que lê-lo, pois no dia da disciplina de Língua Portuguesa
seria selecionado um aluno para fazer a leitura de uma parte (capítulo) do
livro. No último dia da leitura da parte final do livro, fez-se abordagem geral
do livro. Começou-se a falar do causo que o livro traz.
Em seguida pediu-se aos alunos, como tarefa de casa, que
escrevessem um causo de Maracanã contado por pessoas idosas (faixa etária 70 a
80 anos). Tarefa feita foi socializada para os alunos de classe. O resultado
dessa pesquisa gerou vários causos cujas origens variaram. Assim, os alunos
puderam ter contato com um folclore perdido na imensa experiência de idosos que
se não registradas, se esvaem no tempo.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP3
Nos dias 06 e 09 de junho de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 3 – TP3, inscrita na
página 25, Unidade 9: Gêneros textuais:
do intuitivo ao sistematizado, seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros.
A atividade começou perguntando aos alunos se tinham
ídolos. Todos responderam positivamente. Sabem a história deles? Novamente a
resposta foi sim. Da turma foram escolhidos dois alunos para comentarem de seus
ídolos. A partir daí começou-se a falar de biografia, conceituando-a.
Propôs-se que os alunos lessem o texto 1 de Carlos
Drummond de Andrade, inscrito na página 19. Em seguida se foi mostrando as
características do gênero textual biografia comparando-a a que relatada dos
ídolos dos alunos no início da atividade.
Como etapa final da atividade, pediu-se aos alunos que
contassem, por escrito, sua biografia e a lesse aos colegas de turma. Assim, o
objetivo da atividade despertou interesse do aluno para biografar-se, haja
vista terem contato intuitivamente com este gênero só quando liam notícias de
seus ídolos.
O trabalho contou com a participação maciça dos alunos.
Foi satisfatória, pois a transposição didática atendeu a expectativa dos
alunos. Tanto assim que houve convite dos alunos ao professor de trabalhar
neste formato.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP3
Nos dias 08 e 11 de junho de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 4ª Etapa, turma B, turno noturno, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 3 – TP3, inscrita nas
páginas 172, Unidade 12: A inter-relação
entre gêneros e tipos textuais, seção 3: A intertextualidade entre gêneros textuais.
Nesta atividade, o caderno de Teoria e Prática 3 sugere
que seja trabalhado com transposição de gêneros textuais (intertextualidade
entre gêneros). Para isso, sugeriu atividade grupal levando em conta os temas:
Receita para um mundo melhor; A namorada dos meus sonhos; A escola ideal; Um
verdadeiro amigo.
A partir dessa orientação pediu-se aos alunos que
teatralizassem os seguintes temas: prostituição, drogas, gravidez na
adolescência, pedofilia. Para isto, a turma foi divida em grupos de 5
integrantes. Orientou-se cada grupo para a composição do trabalho. Os dias,
acima referidos, foram de trabalho instrumental para o que futuramente os
alunos apresentariam.
A culminância do trabalho ocorreu no dia 28 do mesmo mês,
quando os alunos apresentaram os trabalhos. Após exposição foi feito as
considerações pelo docente. Já em círculo os alunos apontaram possíveis medidas
saneadoras dos problemas por que passaram/testemunharam. Reconheceram que podem
realizar ações com fim a amenizar os problemas sociais do Brasil. Assim, estão
garantindo cidadania a si e se formando com cidadãos atuantes em a sociedade.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP4
Nos dias 08 e 11 de agosto de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 6º ano, turma C, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 4 – TP3, inscrita na
página 41, Unidade 13: Leitura, escrita e cultura, seção 2: Letramento e diversidade cultural.
A atividade desenvolvida em sala de aula tomou como
objeto de ensino algumas festas cívicas e religiosas em Maracanã. Foi feito
levantamento em sala de aula mesmo com os alunos. Três foram as escolhidas.
Começou a pesquisar sobre as festas. Os alunos em grupos coletaram materiais –
fotos, entrevistas, propaganda – acerca dos eventos em questão. Trouxeram-no
para a sala de aula no dia marcado, 11 do mesmo mês.
Cada grupo apresentou o resultado da pesquisa do trabalho
(festa) que lhe coube como tarefa. Após apresentação do grupo, era reservado um
momento à platéia (os demais alunos que assistiam a apresentação) com perguntas
sobre a festa da qual haviam assistido a exposição.
Findo as apresentações, o professor pediu aos grupos que
construíssem um texto informativo para a IV Feira Interdisciplinar da escola
Francisco Nunes, cujo tema foi “O HOMEM NO SÉCULO XXI: construindo
conhecimento”. Os alunos saíram às escolas circunvizinhas divulgando a feira
interdisciplinar da escola.
Todos os alunos se envolveram na realização da atividade.
Atenderam a expectativa do professor. Sentiram-se alegres em estudar, pois a
atividade fugiu ao marasmo do dia-a-dia de sala de aula, segundo afirmou o
aluno Luis Guilherme.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP4
Nos dias 25 e 26 de agosto de 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 6º ano, turma C, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 4 – TP4, inscrita nas
páginas 182 - 183, Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres, seção 1: Letramento e diversidade cultural.
A atividade desenvolvida com os alunos tomou como objeto
de ensino o aniversário da cidade de Maracanã em 28 de maio de 2012. Pediu-se
aos alunos que trouxessem uma imagem do significava para eles a cidade.
Conversou-se, a partir da leitura do livro Maracanã meu encanto (livro em que
conta a história da cidade), de Elizel Nascimento, a história da cidade.
Falou-se da cultura, turismo, fundação, economia.
Os alunos tomaram conhecimento da história da sua cidade.
Fizeram perguntas para o professor: Quando a cidade foi fundada? Quem a fundou?
Por que Maracanã? Quem foi Padre Antônio Vieira? O professor mostrou fotos
antigas da cidade e atuais, momento espaço-temporal. Fez comparações do momento
histórico com o atual da cidade. Despertou curiosidade dos alunos.
A partir disso pediu-se aos alunos que redigissem um
texto em homenagem a Maracanã, para ser apresentado no próximo aniversário da
cidade. Esta etapa do trabalho ficou para o dia 26 do mesmo mês. Após coletar
os trabalhos, o professor entregou-os à diretora da escola a fim de sejam
guardados para apresentar no ano de 2012, como homenagem dos alunos da série em
referência.
Os alunos participaram ativamente na atividade. Fizeram
considerações acerca da atividade proposta pelo professor. Buscou-se professor
e aluno desenvolver metodologias que prenda o aluno às atividades desenvolvidas
dentro e fora de sala de aula.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Nos dias 15 e 16 de setembro de 2011, realizou-se na
escola “Ezequiel Lisboa”, no 6º ano, turma A, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 4 – TP4, inscrita nas
páginas 50 - 51, Unidade 17: Estilística,
seção 3: A Estilística da frase e da enunciação.
O professor tomou como orientação didático-metodológica a
atividade sugerida pelo caderno de Teoria e Prática – TP4. O texto usado para
trabalhar foi um trecho do Livro Novelas Paulistanas, de Antônio de Alcântara
Machado. Os alunos responderam às
seguintes questões: O que faz o personagem? Que impressão você teve sobre ele?;
Em que frases o narrador utiliza o discurso direto?; E o discurso indireto
livre? Todas essas perguntas foram respondidas sob orientação do professor para
a turma.
Em seguida, pediu-se aos alunos que, tomando como
direcionamento os seguintes tópicos: Que personagens participarão da
narrativa?; Que fato se tornará um obstáculo para os personagens?; Como
ultrapassarão tal obstáculos?; Como terminará a história?, construíssem um
texto narrativo cujo título dado pelo professor “O ALUNO VENCEDOR”.
Esta atividade ficou para ser entregue no dia 16 do mesmo
mês. Neste dia, os alunos fizeram um círculo em sala de aula e o professor
selecionou alguns para narrarem a história. Pediu-se, a seguir, que os alunos
trocassem de textos com o colega. Este, por sua vez, teria que reescrever o
texto recebido.
No final, o professor
arrecadou os textos e fez as considerações finais. Elogiou os alunos.
Agradeceu-os pelo empenho na realização da atividade.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP5
Nos dias 20 e 21 de outubro 2011, realizou-se na escola
“Francisco Nunes”, no 6º ano, turma A, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 5 – TP5, inscrita nas
páginas 212, 213 e 214, Unidade 20: Estilística, seção 2: A negação.
A atividade sugerida pelo caderno de Teoria e Prática foi
desenvolvida a partir de um projeto de leitura, tendo como objeto de ensino o
texto “O corvo e a raposa”, de La Fontaine, com objetivo de trabalha a negação
da afirmação.
Foi fotocopiado o texto. O professor pediu aos alunos que
pesquisassem acerca do corvo e da raposa. O que é o corvo/raposa? Qual o
habitat? Suas características? Após pesquisa feita nas dependências da escola,
os alunos retornaram à sala de aula. Expuseram suas pesquisas ao professor.
Este, por seu turno, procedeu à segunda etapa do trabalho. A leitura
propriamente do texto. Explorou-o em gramática, semântica.
Como etapa final da atividade, o professor solicitou aos
alunos que, primeiro, construíssem um texto relatando um fato na vida real que
fosse parecido ao que aconteceu no texto “O corvo e a Raposa”; segundo,
redigisse, agora, esse mesmo texto em que predominasse somente a negação.
Os dois textos foram lidos por dois alunos selecionados
por número de chamada pelo professor. Após a exposição, o docente fez as
considerações finais. Agradeceu pelo empenho dos estudantes na atividade.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP6
Nos dias 20 e 25 de novembro de 2011, realizou-se na
escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma A, turno matutino, a atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 6 – TP6, inscrita na
página 23, Unidade 21: Argumentação e
linguagem, seção 1: A construção da
argumentação.
A atividade trabalhada em sala de aula sugerida pelo
caderno de Teoria e Prática – TP 6, cuja descrição consta acima. O professor
procurou em conversa informal com os alunos saber qual assunto é o mais
discutido entre os alunos. Estes falavam bastante em divisão do Estado do Pará.
Várias vezes o professor foi solicitado a explicar como funcionava a consulta
plebiscitária.
Assim, o professor pediu a um professor de Geografia que
palestrasse sobre a divisão do Pará. Após a palestra, o professor de Língua
Portuguesa começou a explorar o texto oral-expositivo do colega. A aula dialogada
partiu da tese que o professor de Geografia defendia acerca da divisão. Os
alunos buscaram no discurso do professor palestrante encontrar tal tese. Depois
o professor de Língua Portuguesa perguntou aos alunos que parte do discurso do
professor palestrante confirmava a tese que este defendia.
O professor de Língua portuguesa foi mostrando, ao longo
da aula, a forma pela se estruturou o texto oral do professor. Em seguida, o
professor de Língua Portuguesa pediu aos alunos que redigisse um texto
manifestando suas opiniões acerca da divisão do Estado do Pará.
A atividade contou com a maioria dos alunos. O professor
fez as considerações finais. Agradeceu aos alunos presentes pela participação
na atividade.
Formador (a): Tereza Cristina do Rosário
Cursista: Jorge Fernando
Relatório de atividade do avançando na
prática referente ao TP6
Nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2011,
realizou-se na escola “Francisco Nunes”, no 9º ano, turma B, turno matutino, a
atividade do Avançando na prática, Teoria e Prática 6 – TP6, inscrita na
página 23, Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita, seção 3: A escrita.
A atividade realizada do caderno de Teoria e Prática 6 –
TP6 - tratou da escrita. Para escrever é preciso planejar. Assim, o professor
pediu aos alunos que pesquisassem alguns grupos folclores do Brasil: carnaval,
calo da madrugada, os pretinhos de Curuçá, escolas de Sambas. A turma foi
dividida em 5 grupos de 6 membros.
No dia 01 de dezembro, os alunos entregaram a pesquisa ao
professor. Este, por sua vez, analisou-o e começou a
orientar os alunos na produção do texto referente ao que pesquisaram. O professor
colocou-os que quando se escreve é preciso planejar a escrita. Pensar no
objetivo da redação, a quem será dirigida, de que forma o texto pode ser
estruturado no papel. A partir de então, a atividade da etapa final ficou como
dever para casa. No dia seguinte os alunos apresentaram os textos escritos.
O professor agradeceu-os pelo esforço em realizar a
atividade. Os alunos sentiram-se com o dever cumprido em atender a expectativa
do professor, exposta antes de começar a atividade, mas deixaram uma ressalva:
que as aulas de Língua Portuguesa trouxessem esse dinamismo. Isto favoreceria o
professor e o aluno, afirmou Otávio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário